Quanto tempo dura uma pós-graduação na área de licenciatura?

Você termina a faculdade de licenciatura, começa a dar aulas e conquista uma certa estabilidade financeira. Aparentemente, tudo está saindo conforme o planejado. Porém, depois de um tempo, você percebe que sua carreira já não avança mais e é difícil enxergar perspectivas de crescimento tendo apenas uma graduação.

É nesse momento que muitos profissionais começam a pensar em fazer uma especialização. O problema é que, dando aulas, muitas vezes em período integral, parece difícil de conciliar os estudos com o trabalho. Além disso, sem saber quanto tempo dura uma pós-graduação, é normal ter medo de assumir mais uma responsabilidade.

Por esse motivo, muitos profissionais acabam adiando sua especialização. Mas a escassez de tempo livre não precisa ser um impedimento para avançar na carreira. Portanto, nosso objetivo aqui é, justamente, mostrar que é possível fazer uma pós-graduação com flexibilidade e em pouco tempo. Leia até o final e saiba como!

Por que fazer uma pós-graduação em licenciatura?

A pós-graduação é uma das maneiras mais eficientes de alavancar sua carreira profissional. Prova disso é que profissionais especializados têm salários até 53% maiores que aqueles que possuem apenas a graduação, segundo pesquisa realizada pela Catho. No caso dos educadores, além da possibilidade de salários mais altos, há outras razões para se especializar, como:

  • Novas oportunidades de trabalho. Uma pós pode abrir portas para que o educador assuma cargos de gestão, trabalhe com classes especiais ou atue no ensino superior.
  • Atualização profissional. O professor tem contato com novas técnicas para aperfeiçoar seu trabalho, promovendo aulas mais produtivas, que sejam capazes de prender a atenção dos alunos.

Outra alternativa para impulsionar sua carreira é fazer uma segunda graduação. Muitos professores optam por cursar outra licenciatura ou obter um novo título em Pedagogia. Em ambos os casos, a ideia é ampliar as oportunidades de trabalho na área.

Portanto, na hora de escolher entre a pós-graduação ou a segunda licenciatura, é importante avaliar seus objetivos. Se você pretende pegar mais aulas, por exemplo, uma segunda graduação pode ser suficiente. Agora, se sua meta é trabalhar na área de gestão, com classes especiais ou no ensino superior, é interessante fazer uma especialização.

Afinal, quanto tempo dura uma pós-graduação?

quanto tempo dura pós-graduação (2)A duração pode variar de 6 meses a 4 anos. Isso porque existem diferentes tipos de cursos, cada um voltado a objetivos específicos. Portanto, para saber quanto tempo dura uma pós-graduação, é preciso entender as diferenças entre as modalidades.

Resumidamente, os cursos de pós-graduação se dividem em dois grandes grupos: stricto sensu e lato sensu. Veja o que isso significa:

Stricto sensu

A pós-graduação stricto sensu compreende programas de mestrado, com duração média de 2 anos, e doutorado, com duração de 4 anos. Esses cursos são indicados para quem pretende seguir carreira acadêmica, como professor universitário ou pesquisador.

Para ingressar no mestrado, é indispensável ter concluído a graduação. Já no doutorado, são raros os casos em que apenas a graduação é suficiente. O mais comum é que seja exigido o grau de mestre. Além disso, o ingresso nesses cursos é, geralmente, condicionado à aprovação em um processo seletivo, com etapas que incluem provas discursivas, avaliação de títulos e da produção acadêmica do estudante.

Por fim, tanto no mestrado quanto no doutorado, o aluno deve apresentar os resultados de sua pesquisa para receber o título. No caso do mestrado, esses resultados devem ser detalhados em uma dissertação. No doutorado, o estudante deve apresentar, em sua tese, uma contribuição científica inédita.

Lato sensu

Na pós-graduação lato sensu estão inseridos os cursos de especialização e MBA, que conferem ao aluno o título de especialista em um determinado aspecto de sua área de atuação. Normalmente, esses cursos são procurados por profissionais que já estão inseridos no mercado de trabalho e querem se destacar para evoluir na carreira.

Para entender quanto tempo dura uma pós-graduação lato sensu, é importante saber que a duração de cada curso pode variar bastante. Mas, em geral, o prazo para se formar vai de 6 a 24 meses, dependendo do grau de complexidade do curso, da quantidade de aulas por mês ou até mesmo do ritmo de estudo do aluno.

O ingresso nos cursos de especialização costuma ser mais simplificado. Mas é fundamental que o estudante tenha concluído a graduação para que possa fazer a matrícula.

Para receber o título, é exigido que o aluno apresente uma monografia ou trabalho de conclusão de curso (TCC). Em geral, trata-se de um artigo científico no qual o estudante deve investigar um tema ou um problema específico. Este é um processo que exige análise, pensamento crítico, reflexão e aprofundamento no assunto.

É possível fazer uma especialização a distância

Ao descobrir quanto tempo dura uma pós-graduação, muitos profissionais podem se desanimar. Afinal, há quem acredite que é preciso frequentar as aulas várias vezes por semana, em dias e horários determinados. Sendo assim, até mesmo 6 meses podem parecer uma eternidade para quem precisa conciliar trabalho e estudos.

No entanto, esta não é a única alternativa. A vantagem dos cursos de especialização é que muitos podem ser feitos totalmente a distância. Assim, o profissional tem flexibilidade para montar seus próprios horários de estudo, sem se prender a um calendário fixo.

Além disso, as especializações têm a carga horária contada em horas, não em meses, anos ou períodos. Dessa forma, o aluno que estuda a distância tem a possibilidade de fazer o curso em menos tempo. Uma especialização que, em geral, dura 24 meses, por exemplo, pode ser concluída em 18 meses. Tudo depende do ritmo de estudos que será adotado.

Como escolher uma pós-graduação?

Devido à grande variedade de cursos de pós-graduação na área de licenciatura, é comum ter dúvidas sobre qual escolher. Para isso, não se deve considerar apenas o tempo para concluir a especialização. Também é importante optar por um curso que realmente contribua para seu crescimento profissional. Portanto, na hora de escolher uma pós-graduação, observe aspectos como:

Afinidade com o assunto

Você não vai querer passar meses estudando algo do qual não gosta. Além disso, se está investindo em uma pós, é porque pretende seguir carreira naquela área. Por isso, o ideal é escolher uma área da profissão com a qual você tenha afinidade.

Empregabilidade

Existem áreas em que há carência de profissionais capacitados. E são nessas lacunas que uma pós-graduação pode fazer toda a diferença. Procure conhecer as demandas de sua região para saber quais as melhores alternativas. Em alguns locais do Brasil, por exemplo, existe a demanda por professores especialistas em educação indígena, o que não é tão comum em outras regiões.

Aperfeiçoamento profissional

A pós-graduação pode contribuir para aperfeiçoar aquele trabalho que, talvez, você até já execute. Um professor de Educação Física, por exemplo, pode se especializar para dar aulas a estudantes especiais. Ou então, um professor de Matemática pode aprimorar suas técnicas para ensinar a matéria a crianças nas séries iniciais.

Objetivos de carreira

Nunca deixe de lado seus próprios objetivos. Tenha suas metas claras para saber exatamente que especialização fazer. Pode ser que hoje você esteja na sala de aula, mas seu sonho é ser coordenador pedagógico. Nesse caso, é importante buscar um curso que proporcione os conhecimentos necessários para essa carreira.

Qualidade de ensino

É sempre importante avaliar a qualidade de ensino da instituição em que se pretende fazer uma pós-graduação. Procure conhecer a reputação da faculdade e analise a grade curricular para saber se o curso que você quer fazer realmente contribuirá para seu desenvolvimento profissional.

Por fim, busque saber o grau de formação dos professores. No Instituto Pedagógico Brasileiro, o corpo docente é 100% formado por mestres e doutores. Para saber mais sobre os cursos de pós-graduação oferecidos pela instituição, clique aqui!

Related Post

Instituto IPB

O Instituto Pedagógico Brasileiro é uma instituição de Educação a distância (EAD) de excelência que oferece cursos reconhecidos pelo MEC e que atendem às exigências do mercado de diversas áreas. São mais de 200 cursos de pós graduação EAD, segunda licenciatura e educação especial ministrados por professores altamente especializados na preparação de alunos com conteúdos sólidos e atuais.

LEIA TAMBÉM